top of page

A SAÚDE DO CABELO

Atualizado: 21 de mai.




“E para ajudar ou manter a boa saúde do cabelo, não se esqueça de escovar o cabelo diariamente e massajar o couro cabeludo. Esta acção permite uma melhor oxigenação do couro cabeludo, o que favorece o crescimento. Recomendo a aplicação da água bioativa de alecrim de Alfa-Flor antes da massagem, para promover um cabelo cheio de vigor e brilho."




A beleza do cabelo é um reflexo da boa saúde geral e depende de muitos factores. Deficiências em vitaminas e minerais ou stress estão entre os mais conhecidos, mas outros factores entram em jogo, tais como a saúde hormonal, intolerâncias alimentares ou o estado da flora e da mucosa intestinal. Proponho uma breve visão sobre este assunto.

NUTRIÇÃO

Comer uma dieta variada e equilibrada, rica em todas as cores do arco-íris, permite-lhe obter toda a gama de vitaminas importantes para o crescimento do cabelo. Coma uma dieta mediterrânica tanto quanto possível: vegetais crus, fruta, legumes, proteínas magras (aves, queijo de ovelha, peixe oleoso), bons óleos (colza, gérmen de trigo, azeitona, nozes).

As proteínas desempenham um papel fundamental, pois fornecem os aminoácidos que compõem a queratina (metionina e cisteína), e por conseguinte asseguram uma boa espessura e crescimento do cabelo, e retardam a sua queda.

Para ter um cabelo bonito, devemos evitar gorduras saturadas (alimentos fritos, queijo, carnes gordas, frios), açúcares rápidos (sobremesas cremosas, pastelaria, açúcar e pão branco, bolos, produtos industriais, estimulantes (tabaco, álcool, café).

No que diz respeito à nutrição, aqui estão outros elementos que contribuem para a boa saúde do cabelo:

Omega 3 - boa hidratação do couro cabeludo, para um cabelo saudável.

Zinco - densidade capilar e produção de queratina.

Vitamina B6 - promove a integração da cistina na queratina-> brilho e força.

Vitamina B8 (biotina) - cabelo saudável.

Vitamina E - maleabilidade e elasticidade.

Vitaminas A, B12, C - muito importante para o bom crescimento do cabelo.


Ferro - flexibilidade, elasticidade, brilho. O ferro é também muito importante para o bom crescimento do cabelo, pois o bolbo capilar deve ser nutrido por uma boa vascularização.

Sílica - espessura do cabelo.

Cobre - fortalecimento capilar, pigmentação capilar normal.

Selénio - elasticidade e sedosidade do cabelo.

Iodo - a quantidade de iodo no corpo é responsável pela regeneração dos folículos capilares. A longo prazo, a falta de iodo pode criar um desequilíbrio e causar a queda de cabelo.

É de notar que uma cura da espirulina ajudará a compensar as deficiências em vitaminas e oligoelementos, com um efeito positivo sobre o brilho do cabelo, e até se diz que as ervilhas contêm um ingrediente activo anti-queda capilar...


INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

Mas cada um de nós é diferente, esta é a famosa individualidade química, tão cara à naturopatia. Os alimentos que são benéficos para uma pessoa podem revelar-se venenosos para outra. É aqui que entra o conceito de intolerância alimentar. Por exemplo, a resposta imunitária ao consumo de glúten (uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio) pode muitas vezes ser a causa oculta de muitos problemas e causar a queda de cabelo. Ao longo do tempo, a inflamação causada pela intolerância danifica o revestimento do intestino delgado e impede a absorção de certos nutrientes-chave (má absorção).


STRESS/ ATMOSFERA EMOCIONAL

Durante períodos de stress, várias hormonas são libertadas para a corrente sanguínea e causam inflamação. O ciclo de vida do cabelo é acelerado e cai mais rapidamente. O stress também afecta as glândulas supra-renais, que aumentam a produção de andrógenos e perturbam assim o funcionamento do folículo. O stress prolongado é também responsável por certas deficiências porque em períodos de excesso de trabalho, o organismo consome mais minerais, oligoelementos, vitaminas e antioxidantes.

Entre os instrumentos disponíveis para gerir o stress, recomendo ritmo cardíaco, yoga, meditação, jardinagem e caminhadas na natureza.

E como todos sabemos, uma grande quantidade de stress, como um choque emocional, pode causar a descoloração ou queda do cabelo muito rapidamente.


DISTÚRBIOS HORMONAIS

Cerca de 20% da queda de cabelo nas mulheres é causada por distúrbios hormonais. Os níveis de estrogénio flutuam durante a vida de uma mulher e os andrógenos (hormonas masculinas) assumem por vezes o seu lugar. Um excesso de andrógenos pode causar a queda de cabelo em maior ou menor grau. Este excesso pode ocorrer no caso de PCOS (síndrome do ovário policístico) ou em torno da menopausa.

A glândula tiroide, responsável pela produção de hormonas, activa e controla a troca de energia de todas as células. Estimula o consumo de oxigénio dos tecidos e proporciona aos tecidos um desenvolvimento e resistência normais. Uma glândula tiroide saudável promove um cabelo forte e saudável.

É de notar que após o parto, as alterações hormonais e deficiências nutricionais conduzem frequentemente à queda de cabelo.

A perda de cabelo também pode ser causada por alterações do metabolismo da glucose (hipo/hiperglicemia, resistência à insulina). A resistência à insulina reduz o fornecimento de nutrientes vitais para o cabelo. Devido à falta destes nutrientes, o cabelo não pode crescer, desenvolver-se e renovar-se normalmente.


SAÚDE DIGESTIVA

Já deve ter ouvido falar do papel importante que o microbioma (flora intestinal) desempenha na nossa saúde geral. As boas bactérias são também uma valiosa protecção para a nossa pele e couro cabeludo (microbiota).

Podemos estimular a nossa microbiota adoptando uma dieta rica em produtos fermentados (iogurte, chucrute, kimchi, miso, legumes fermentados com lacto), e probióticos (principalmente Bifidobacterium e Lactobacillus).

Deve também notar-se que quando ocorre um desequilíbrio de bactérias intestinais, o processo de síntese da biotina é perturbado, o que pode ter um impacto no cabelo.


EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

Limitar a acidez do corpo é essencial para o cabelo forte. O corpo trabalha arduamente todos os dias para manter os níveis correctos de pH no sangue. Quando o corpo se torna demasiado ácido, é posto em prática um mecanismo de segurança para extrair os minerais alcalinos disponíveis nos ossos, dentes, unhas e cabelo.

O stress é um factor importante na acidificação, por isso lembre-se de relaxar, e avançar para uma dieta alcalina (dieta mediterrânica).


MEDICAMENTOS

A perda de cabelo pode ser causada pela toma de certos medicamentos: antibióticos, antidepressivos, antiepiléticos, anticoagulantes. As pessoas que tomam estes medicamentos devem ter mais interesse em ver a sua dieta e aprenderem a desintoxicar.


PRODUTOS DE CABELO

Os corantes químicos são particularmente nocivos e carregados com toxinas e metais pesados. Os champôs, condicionadores de base química, envenenam e poluem não só o cabelo, mas também o couro cabeludo.


DICAS PARA UM CABELO BONITO

Como acabámos de ver, a dieta e a gestão do stress são elementos fundamentais para uma boa saúde capilar.

Por outro lado, tente usar champôs naturais, sem sulfatos ou silicone. Um único champô é suficiente, em quantidades razoáveis. Se possível, terminar lavando com água fria, o que fecha as escamas capilares e estimula a circulação sanguínea.

E para ajudar ou manter a boa saúde do cabelo, não se esqueça de escovar o cabelo diariamente e massajar o couro cabeludo. Esta acção permite uma melhor oxigenação do couro cabeludo, o que favorece o crescimento. Recomendo a aplicação da água bioativa de alecrim de Alfa-Flor antes da massagem, para promover um cabelo cheio de vigor e brilho.


Florence Rolando - Energie Therapy Porto. Naturopatia, Cinesiologia, SoCheck (minerais, metais pesados, vitaminas), programas de desintoxicação.

Tel +351 929 148 001. www.energytherapy.pt




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page