top of page

A SAÚDE DO CABELO

Atualizado: 20 de jun. de 2023




“E para ajudar ou manter a boa saúde do cabelo, não se esqueça de escovar o cabelo diariamente e massajar o couro cabeludo. Esta acção permite uma melhor oxigenação do couro cabeludo, o que favorece o crescimento. Recomendo a aplicação da água bioativa de alecrim de Alfa-Flor antes da massagem, para promover um cabelo cheio de vigor e brilho."




A beleza do cabelo é um reflexo da boa saúde geral e depende de muitos factores. Deficiências em vitaminas e minerais ou stress estão entre os mais conhecidos, mas outros factores entram em jogo, tais como a saúde hormonal, intolerâncias alimentares ou o estado da flora e da mucosa intestinal. Proponho uma breve visão sobre este assunto.


NUTRIÇÃO

Comer uma dieta variada e equilibrada, rica em todas as cores do arco-íris, permite-lhe obter toda a gama de vitaminas importantes para o crescimento do cabelo. Coma uma dieta mediterrânica tanto quanto possível: vegetais crus, fruta, legumes, proteínas magras (aves, queijo de ovelha, peixe oleoso), bons óleos (colza, gérmen de trigo, azeitona, nozes).

As proteínas desempenham um papel fundamental, pois fornecem os aminoácidos que compõem a queratina (metionina e cisteína), e por conseguinte asseguram uma boa espessura e crescimento do cabelo, e retardam a sua queda.

Para ter um cabelo bonito, devemos evitar gorduras saturadas (alimentos fritos, queijo, carnes gordas, frios), açúcares rápidos (sobremesas cremosas, pastelaria, açúcar e pão branco, bolos, produtos industriais, estimulantes (tabaco, álcool, café).

No que diz respeito à nutrição, aqui estão outros elementos que contribuem para a boa saúde do cabelo:

Omega 3 - boa hidratação do couro cabeludo, para um cabelo saudável.

Zinco - densidade capilar e produção de queratina.

Vitamina B6 - promove a integração da cistina na queratina-> brilho e força.

Vitamina B8 (biotina) - cabelo saudável.

Vitamina E - maleabilidade e elasticidade.

Vitaminas A, B12, C - muito importante para o bom crescimento do cabelo.


Ferro - flexibilidade, elasticidade, brilho. O ferro é também muito importante para o bom crescimento do cabelo, pois o bolbo capilar deve ser nutrido por uma boa vascularização.

Sílica - espessura do cabelo.

Cobre - fortalecimento capilar, pigmentação capilar normal.

Selénio - elasticidade e sedosidade do cabelo.

Iodo - a quantidade de iodo no corpo é responsável pela regeneração dos folículos capilares. A longo prazo, a falta de iodo pode criar um desequilíbrio e causar a queda de cabelo.

É de notar que uma cura da espirulina ajudará a compensar as deficiências em vitaminas e oligoelementos, com um efeito positivo sobre o brilho do cabelo, e até se diz que as ervilhas contêm um ingrediente activo anti-queda capilar...


INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

Mas cada um de nós é diferente, esta é a famosa individualidade química, tão cara à naturopatia. Os alimentos que são benéficos para uma pessoa podem revelar-se venenosos para outra. É aqui que entra o conceito de intolerância alimentar. Por exemplo, a resposta imunitária ao consumo de glúten (uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio) pode muitas vezes ser a causa oculta de muitos problemas e causar a queda de cabelo. Ao longo do tempo, a inflamação causada pela intolerância danifica o revestimento do intestino delgado e impede a absorção de certos nutrientes-chave (má absorção).


STRESS/ ATMOSFERA EMOCIONAL

Durante períodos de stress, várias hormonas são libertadas para a corrente sanguínea e causam inflamação. O ciclo de vida do cabelo é acelerado e cai mais rapidamente. O stress também afecta as glândulas supra-renais, que aumentam a produção de andrógenos e perturbam assim o funcionamento do folículo. O stress prolongado é também responsável por certas deficiências porque em períodos de excesso de trabalho, o organismo consome mais minerais, oligoelementos, vitaminas e antioxidantes.

Entre os instrumentos disponíveis para gerir o stress, recomendo ritmo cardíaco, yoga, meditação, jardinagem e caminhadas na natureza.

E como todos sabemos, uma grande quantidade de stress, como um choque emocional, pode causar a descoloração ou queda do cabelo muito rapidamente.


DISTÚRBIOS HORMONAIS

Cerca de 20% da queda de cabelo nas mulheres é causada por distúrbios hormonais. Os níveis de estrogénio flutuam durante a vida de uma mulher e os andrógenos (hormonas masculinas) assumem por vezes o seu lugar. Um excesso de andrógenos pode causar a queda de cabelo em maior ou menor grau. Este excesso pode ocorrer no caso de PCOS (síndrome do ovário policístico) ou em torno da menopausa.

A glândula tiroide, responsável pela produção de hormonas, activa e controla a troca de energia de todas as células. Estimula o consumo de oxigénio dos tecidos e proporciona aos tecidos um desenvolvimento e resistência normais. Uma glândula tiroide saudável promove um cabelo forte e saudável.

É de notar que após o parto, as alterações hormonais e deficiências nutricionais conduzem frequentemente à queda de cabelo.

A perda de cabelo também pode ser causada por alterações do metabolismo da glucose (hipo/hiperglicemia, resistência à insulina). A resistência à insulina reduz o fornecimento de nutrientes vitais para o cabelo. Devido à falta destes nutrientes, o cabelo não pode crescer, desenvolver-se e renovar-se normalmente.


SAÚDE DIGESTIVA

Já deve ter ouvido falar do papel importante que o microbioma (flora intestinal) desempenha na nossa saúde geral. As boas bactérias são também uma valiosa protecção para a nossa pele e couro cabeludo (microbiota).

Podemos estimular a nossa microbiota adoptando uma dieta rica em produtos fermentados (iogurte, chucrute, kimchi, miso, legumes fermentados com lacto), e probióticos (principalmente Bifidobacterium e Lactobacillus).

Deve também notar-se que quando ocorre um desequilíbrio de bactérias intestinais, o processo de síntese da biotina é perturbado, o que pode ter um impacto no cabelo.


EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

Limitar a acidez do corpo é essencial para o cabelo forte. O corpo trabalha arduamente todos os dias para manter os níveis correctos de pH no sangue. Quando o corpo se torna demasiado ácido, é posto em prática um mecanismo de segurança para extrair os minerais alcalinos disponíveis nos ossos, dentes, unhas e cabelo.

O stress é um factor importante na acidificação, por isso lembre-se de relaxar, e avançar para uma dieta alcalina (dieta mediterrânica).


MEDICAMENTOS

A perda de cabelo pode ser causada pela toma de certos medicamentos: antibióticos, antidepressivos, antiepiléticos, anticoagulantes. As pessoas que tomam estes medicamentos devem ter mais interesse em ver a sua dieta e aprenderem a desintoxicar.


PRODUTOS DE CABELO

Os corantes químicos são particularmente nocivos e carregados com toxinas e metais pesados. Os champôs, condicionadores de base química, envenenam e poluem não só o cabelo, mas também o couro cabeludo.


DICAS PARA UM CABELO BONITO

Como acabámos de ver, a dieta e a gestão do stress são elementos fundamentais para uma boa saúde capilar.

Por outro lado, tente usar champôs naturais, sem sulfatos ou silicone. Um único champô é suficiente, em quantidades razoáveis. Se possível, terminar lavando com água fria, o que fecha as escamas capilares e estimula a circulação sanguínea.

E para ajudar ou manter a boa saúde do cabelo, não se esqueça de escovar o cabelo diariamente e massajar o couro cabeludo. Esta acção permite uma melhor oxigenação do couro cabeludo, o que favorece o crescimento. Recomendo a aplicação da água bioativa de alecrim e rosmaninho-africano de Alfa-Flor antes da massagem, para promover um cabelo cheio de vigor e brilho.


Florence Rolando - Energie Therapy Porto. Naturopatia, Cinesiologia, SoCheck (minerais, metais pesados, vitaminas), programas de desintoxicação.

Tel +351 929 148 001. www.energytherapy.pt


__________________________________________________________________________________



HAIR HEALTH

Beautiful hair is a reflection of good overall health and depends on many factors. Vitamin and mineral deficiencies or stress are among the most well-known, but other factors come into play, such as hormonal health, food intolerances or the state of the intestinal flora and mucosa. I propose a brief insight into this subject.


NUTRITION

Eating a varied and balanced diet, rich in all the colours of the rainbow, allows you to get the full range of vitamins important for hair growth. Eat a Mediterranean diet as much as possible: raw vegetables, fruit, legumes, lean proteins (poultry, sheep's cheese, oily fish), good oils (rapeseed, wheat germ, olives, nuts).

Proteins play a fundamental role as they provide the amino acids which make up keratin (methionine and cysteine), and therefore ensure good hair thickness and growth, and slow down hair loss.

To have beautiful hair, we should avoid saturated fats (fried food, cheese, fatty meats, cold cuts), fast sugars (creamy desserts, pastries, sugar and white bread, cakes, industrial products, stimulants (tobacco, alcohol, coffee).

As far as nutrition is concerned, here are other elements that contribute to good hair health:

Omega 3 - good hydration of the scalp, for healthy hair.

Zinc - hair density and keratin production.

Vitamin B6 - promotes the integration of cystine into keratin-> shine and strength.

Vitamin B8 (biotin) - healthy hair.

Vitamin E - suppleness and elasticity.

Vitamins A, B12, C - very important for good hair growth.

Iron - flexibility, elasticity, shine. Iron is also very important for good hair growth, as the hair bulb must be nourished by good vascularisation.

Silica - hair thickness.

Copper - hair strengthening, normal hair pigmentation.

Selenium - elasticity and silkiness of the hair.

Iodine - the amount of iodine in the body is responsible for the regeneration of hair follicles. In the long term, a lack of iodine can create an imbalance and cause hair loss.

It should be noted that a spirulina cure will help compensate for deficiencies in vitamins and trace elements, with a positive effect on hair shine, and peas are even said to contain an active anti-hair loss ingredient...


FOOD INTOLERANCES

But each of us is different, this is the famous chemical individuality so dear to naturopathy. Foods that are beneficial to one person may prove poisonous to another. This is where the concept of food intolerance comes in. For example, the immune response to eating gluten (a protein found in wheat, barley, rye) can often be the hidden cause of many problems and cause hair loss. Over time, the inflammation caused by intolerance damages the lining of the small intestine and prevents the absorption of certain key nutrients (malabsorption).


STRESS/EMOTIONAL ATMOSPHERE

During periods of stress, various hormones are released into the bloodstream and cause inflammation. The life cycle of the hair is accelerated and it falls out more quickly. Stress also affects the adrenal glands, which increase the production of androgens and thus disrupt the functioning of the follicle. Prolonged stress is also responsible for certain deficiencies because in periods of overwork, the body consumes more minerals, trace elements, vitamins and antioxidants.

Among the tools available to manage stress, I recommend heart rate, yoga, meditation, gardening and nature walks.

And as we all know, a large amount of stress, such as emotional shock, can cause hair to discolour or fall out very quickly.


HORMONAL DISTURBANCES

Around 20% of hair loss in women is caused by hormonal disorders. Estrogen levels fluctuate during a woman's lifetime and androgens (male hormones) sometimes take over. An excess of androgens can cause hair loss to a greater or lesser extent. This excess can occur in the case of PCOS (polycystic ovary syndrome) or around the menopause.

The thyroid gland, responsible for producing hormones, activates and controls the energy exchange of all cells. It stimulates the oxygen consumption of the tissues and provides the tissues with normal development and resistance. A healthy thyroid gland promotes strong and healthy hair.

It should be noted that after childbirth, hormonal changes and nutritional deficiencies often lead to hair loss.

Hair loss can also be caused by changes in glucose metabolism (hypo/hyperglycaemia, insulin resistance). Insulin resistance reduces the supply of vital nutrients for the hair. Due to the lack of these nutrients, the hair cannot grow, develop and renew itself normally.


DIGESTIVE HEALTH

You may have heard about the important role that the microbiome (gut flora) plays in our overall health. Good bacteria are also a valuable protection for our skin and scalp (microbiota).

We can stimulate our microbiota by adopting a diet rich in fermented products (yoghurt, sauerkraut, kimchi, miso, lacto-fermented vegetables), and probiotics (mainly Bifidobacterium and Lactobacillus).

It should also be noted that when an imbalance of gut bacteria occurs, the biotin synthesis process is disrupted, which can have an impact on hair.


ACID-BASE BALANCE

Limiting the body's acidity is essential for strong hair. The body works hard every day to maintain the correct pH levels in the blood. When the body becomes too acidic, a safety mechanism is put in place to extract the alkaline minerals available in bones, teeth, nails and hair.

Stress is a major factor in acidification, so remember to relax, and move towards an alkaline diet (Mediterranean diet).


MEDICATIONS

Hair loss can be caused by taking certain medications: antibiotics, antidepressants, anti-epileptics, anticoagulants. People taking these medications should take more interest in watching their diet and learning to detoxify.


HAIR PRODUCTS

Chemical dyes are particularly harmful and loaded with toxins and heavy metals. Shampoos, chemical-based conditioners poison and pollute not only the hair but also the scalp.


TIPS FOR BEAUTIFUL HAIR

As we have just seen, diet and stress management are key elements for good hair health.

On the other hand, try to use natural shampoos, without sulphates or silicone. A single shampoo is enough, in reasonable quantities. If possible, finish by washing with cold water, which closes the capillary scales and stimulates blood circulation.

And to help or maintain good hair health, don't forget to brush your hair daily and massage your scalp. This action allows for better oxygenation of the scalp, which encourages growth. I recommend applying Alfa-Flor's Rosemary and African-Rosemary bioactive water before the massage, to promote hair full of vigour and shine.


Florence Rolando - Energie Therapy Porto. Naturopathy, kinesiology, SoCheck (minerals, heavy metals, vitamins), detox programes.

Tel +351 929 148 001. www.energytherapy.pt




67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page